Marcadores

Contagem

sábado, 4 de junho de 2011

X-Japan



Tudo começou entre amigos, como se inicia uma banda qualquer. Mas esta “banda qualquer” era mais incomum que as outras. Primeiro, formar uma banda de rock no Japão aparentemente não era uma idéia muito promissora nos anos 80, mais precisamente em 1982, quando Yoshiki Hayashi terminava o colégio junto com seu amigo de infância, Toshimitsu Deyama. Yoshiki convidou Toshi para irem a Tokyo, montar uma banda de rock.. Toshi planejava fazer faculdade de medicina, mas acabou aceitando.(isso me lembrou ''Gravitation'',Hiro e Shuichi '.')





Mas enfim...retornando a banda...


Tudo começou em 1978, quando Yoshiki convidou seu amigo de infância e ex-colega de classe, Toshi, para formar uma banda de rock chamada Dynamite. Na ocasião, Yoshiki era o baterista e Toshi, além dos vocais também tocava guitarra. Em 1980, a banda teve sua primeira mudança de nome, passando a se chamar Noise. Durante esse período o repertório da banda era formado por covers de famosos nomes do rock ocidental, como Led Zeppelin e Deep Purple.


Em 1982, a banda finalmente mudaria seu nome para a alcunha a qual a consagraria: X. A primeira formação do grupo com esse novo nome, contava com Toshi nos vocais, Yoshiki na bateria e nos pianos e Terry na guitarra. Em 1984, a banda ganhou um novo integrante: o guitarrista Tomo. Com essa formação, o grupo lançou nesse mesmo ano sua primeira demo, intitulada I’ll Kill You, que além da faixa-título, contava com as músicas We are X! eStop Bloody Rain.


O ano de 1985 foi de muitas mudanças para o X, que sofreu várias alterações em sua formação. As primeiras mudanças foram a entrada do baixista Atsushi e a substituição do guitarrista Terry por Yuji. Logo depois, foi a vez de Tomo deixar a banda sendo substituído por Eddie. Pouco tempo depois, a banda sofreu mais duas alterações, com YujiEddie e Atsushi deixando o grupo e sendo substituídos pelo guitarrista Hally e o baixistaTaiji. A passagem de Hally pela banda não durou muito, sendo substituído logo depois por Jun. A banda ainda sofreria uma última mudança em sua formação nesse ano, com as saídas de Jun e Taiji e as entradas de Zen eHikaru.
Apesar de todas as mudança, o ano foi muito criativo para os membros do X, que lançaram a demo Endless Dreamno mês de abril, seu primeiro single, intitulado I’ll Kill You (assim como sua primeira demo) no mês de maio, a demo X Live no mês de junho e mais uma demo, intitulada Feel Me Tonight no mês de outubro.


Com a chegada do ano de 1986, o sofreu mais mudanças em sua formação, com a saída de Zen e o retorno deJun ao grupo. Logo depois, Jun Hikaru deixaram a banda, sendo substituídos pelo guitarrista Kerry e o baixistaTaiji. A formação que terminou o ano de 1986 ainda teve mais uma modificação, com a saída de Kerry e a entrada de Satoru.


Nesse ano, a banda lançou as demos Kurenai X, além de seu segundo single, intitulado Orgasm. O single foi lançado pela gravadora Extasy Records, fundada por Yoshiki, que utilizou o dinheiro deixado por sua mãe, após vender os negócios da família para financiar sua própria gravadora, pois apesar da popularidade da banda no cenário independente, não encontravam uma gravadora que acreditasse no futuro do grupo e estivesse disposta a lançar suas músicas devido a sonoridade agressiva da banda.


Durante os shows no ano de 1987, ocorreram mais mudanças na formação do X. A primeira foi com a entrada dePata no lugar de Satoru. Logo depois, Pata deu lugar a Isao como guitarrista. Posteriormente, a banda ganhou mais um guitarrista: hide. A última mudança na formação ocorreu com a saída de Isao e a volta de Pata. Finalmente o X encontrava uma formação fixa, com Toshi no vocal, hide e Pata nas guitarras, Taiji no baixo eYoshiki na bateria e no piano.

Em 14 de abril de 1988, o X finalmente lançou sem álbum de estreia. Intitulado Vanishing Vision. O álbum contou com 9 faixas, dentre as quais, algumas já lançadas anteriormente nas demos da banda, como I’ll Kill You e Kurenai (esta cantada em inglês). O álbum retratava fielmente o lema do grupo "Psychedelic Violence ~ Crime of Visual Shock" (Violência Psicodélica - Crime do Choque Visual) e teve um sucesso considerável, principalmente entre o público fã de metal, fazendo com que o X se tornasse a primeira banda independente a aparecer no ranking da Oricon e atraindo a atenção de uma grande gravadora: a Sony Records Japan.

Após assinar com uma grande gravadora, chegava a hora do X lançar o seu primeiro álbum major, e no dia 21 de abril de 1989 chegou as lojas Blue Blood, álbum que impulsionou ainda mais o para o sucesso, aparecendo novamente no ranking da Oricon, conseguindo um alto número de vendas e com músicas que tocavam sem parar nas rádios japonesas. Entre as 12 faixas estavam novas versões para duas músicas que estiveram presentes no seu álbum anterior: Kurenai e Unfinished.

O terceiro álbum do grupo, intitulado Jealousy, gravado em Los Angeles, teve seu lançamento no dia 1º de julho de 1991. O álbum teve um sucesso estrondoso, superando todas as expectativas, alcançando o primeiro lugar no ranking semanal da Oricon em sua estreia, e chegando a um total de 828.000 cópias vendidas no ano, o que fez com que se tornasse o 12º álbum mais vendido no mundo em 1991.

O sucesso do X se tornou tão grande que nesse mesmo ano, a banda se apresentou pela primeira vez no Tokyo Dome, estádio com capacidade para 55 mil pessoas, o que acabou se tornando uma tradição anual para a banda.

Em 1992, no auge do sucesso, uma briga entre Yoshiki Taiji culminou com a saída do baixista. O escolhido para substituí-lo foi Heath, ex-membro de bandas como Media Youth Majestic Isable.


Com viagens constantes aos Estados Unidos e visando atingir o sucesso no Ocidente, o X deixou a gravadora Sony Music e assinou com a gravadora americana Atlantic Records. Em uma dessas inúmeras viagens aos EUA, o grupo acabou descobrindo uma banda punk californiana que também possuía o mesmo nome, passando a adotar o nome X Japan.

No dia 28 de agosto de 1993, o X Japan lançou seu primeiro álbum com seu novo nome e seu novo integrante. Intitulado Art of Life, o álbum continha apenas a faixa título, que possua incríveis 29 minutos. A estreia do álbum culminou novamente com o primeiro lugar no ranking da Oricon, e no total foram totalizadas 513.000 cópias vendidas, fazendo com que fosse o 28º álbum mais vendido de 1993.

Em dezembro de 1993, o X Japan entrou para a história como a primeira banda a se apresentar por 3 noites seguidas no Tokyo Dome. Nessa ocasião, a música Art of Life foi tocada na íntegra, o que posteriormente resultou no lançamento do VHS e do DVD Art of Life 1993.12.31 Tokyo Dome.

Os anos seguintes não apresentaram maiores novidades para o X Japan, com seus membros dedicando-se principalmente as suas carreiras solos. O quinto álbum de estúdio do grupo, veio apenas em 4 de novembro de 1996. Intitulado Dahlia, o álbum apresentou grande mudanças na sonoridade do X Japan, com músicas tocadas apenas no piano como Crucify My Love, e outras com batidas eletrônicas, como Drain. Cinco músicas do álbum alcançaram o primeiro lugar da Oricon: TearsLonging ~ Togireta MelodyRusty NailDahlia Forever Love, e o álbum teve um total de 412.000 cópias vendidas.


Em abril de 1997, os fãs do X Japan tiveram uma notícia bombástica: o vocalista Toshi anunciou sua saída do grupo. Um dos motivos especulados para sua saída da banda seria seu envolvimento com uma seita chamadaLemuria e ter sido influenciado por sua esposa Kaori Masaya, guru da seita, a deixar o grupo. Com a notícia da saída de Toshi, o X Japan anunciou sua despedida para o dia 31 de dezembro de 1997 com um show no Tokyo Dome, finalizando uma sequência de 5 anos seguidos realizando o show da virada do ano japonês. O show posteriormente se transformaria no álbum ao vivo e no DVD The Last Live.


Com o fim do grupo, os membros do X Japan passaram a trabalhar em novos projetos. Toshi seguiu sua carreira solo, hide formou o hide with Spread BeaverHeath seguiu carreira solo e formou o Dope HEADz com Pata, que por sua vez também formou o Ra:IN, enquanto Yoshiki participou de vários projetos como GlobeViolet UK,V2S.K.I.N. e produziu alguns nomes, como a banda coreana The TRAX.
Em 2 de maio de 1998, o guitarrista hide foi encontrado morto em sua casa. Sua morte seria devido a suicídio. Durante o seu funeral, os membros do X Japan se reuniram mais uma vez para tocar Forever Love em homenagem ao falecido guitarrista.


Em 4 de julho de 2007, uma reunião do X Japan foi oficialmente confirmada por Yoshiki. O anúncio do retorno veio juntamente com o anúncio de que os membros da banda haviam gravado a música Without You, canção composta por Yoshiki em homenagem a hide e lançada originalmente em 2005, num álbum solo de Yoshiki.


Em 22 de outubro de 2007, os membros do X Japan fizeram sua primeira aparição pública após o anúncio, durante a gravação para o clipe da nova música da banda, intitulada I.V. O clipe foi gravado no topo do shopping Aqua City, em Odaiba, Tóquio. I.V. foi lançada posteriormente como um single digital e fez parte da trilha sonora do filme Jogos Mortais IV, além de estar disponível para download no jogo Guitar Hero World Tour. Curiosamente, além da participação dos quatro membros vivos, a música também possui gravações não utilizadas de hide na guitarra.

Em janeiro de 2008, a banda anunciou duas apresentações no Tokyo Dome para o mês de março, nos dias 28 e 30. Devido a grande procura, um terceiro show no dia 29 também foi agendado. Ocupando o posto de guitarrista, vago com a morte de hide, a banda contou participações de nomes famosos como Wes Borland do Limp Bizkit,Richard Fortus do Guns and Roses e SUGIZO do Luna Sea.


Em maio, o X Japan realizou mais uma apresentação durante o hide Memorial Summit, que aconteceu nos dias3 e 4 de maio no Ajinomoto Stadium, evento em homenagem ao seu falecido guitarrista, que contou com a participação de cerca de 20 grandes nomes da música japonesa, como Luna SeaDir en GreyT.M. Revolution,MUCCMaximum The Hormone e DJ OZMA.


Em dezembro de 2008, o X Japan retomou a tradição de se apresentar na virada do ano, mas dessa vez com um show no Akasaka Blitz e um repertório que contava com clássicos que há muito tempo a banda não tocava.
Entre 2008 e 2009, a banda chegou a anunciar alguns shows na Europa, no entanto, eles acabaram sendo cancelados devido a problemas de saúde de Yoshiki e problemas particulares de Toshi.
O ano de 2009 se iniciou com dois shows em Hong Kong, nos dias 16 e 17 de janeiro. No dia 1º de maio de 2009, o guitarrista Sugizo, que já havia se apresentando com a banda como membro suporte, foi oficializado como o sexto integrante do X Japan. A razão pelo qual foi chamado de sexto integrante se deve ao fato dos membros considerarem que hide estará sempre com eles, apesar de sua morte. O primeiro show de Sugizo como membro foi oficial aconteceu no dia 30 de maio em Taiwan.
No dia 22 de agosto, durante um show em Tóquio, o X Japan apresentou pela primeira vez uma nova canção, intitulada Jade.
Em janeiro de 2010, o X Japan voltou aos Estados Unidos para gravar 4 videoclipes em Hollywood. As músicas escolhidas foram Rusty NailJadeEndless Rain e I.V. Posteriormente, também foi gravado um novo videoclipe paraKurenai.
Os planos para o Ocidente foram ficando cada vez mais ambiciosos. Em fevereiro, Yoshiki anunciou que o X Japanfaria seu primeiro show nos Estados Unidos no mês de agosto, durante o Lollapalooza, um dos maiores festivais de rock do mundo, se apresentando no palco principal. Em março, a banda anunciou que estaria mudando sua base de atividades para Los Angeles. Em abril, Yoshiki anunciou que o X-Japan estava trabalhando em um novo álbum, o sexto álbum de estúdio da banda, que contará com músicas novas e regravações em inglês de grandes sucessos.
No dia 1º de julho, o X Japan fez uma rápida aparição no Club Nokia, em Los Angeles. Na ocasião, a banda tocou uma versão acústica de I.V. e gravou cenas para o videoclipe de uma nova música: Born to be free. Segundo Yoshiki, o videoclipe terá uma participação muito especial: Stan Lee, criador de personagens famosos do universoMarvel, como Homem-Aranha e os X-Men. Três dias depois, Toshi Yoshiki participaram do Japan Expo 2010, em Paris na França, onde tocaram as músicas I.V. Rose of Pain, que curiosamente teve seu clipe gravado justamente na França. Curiosamente, alguns dias antes do evento na França, a banda também regravou o clássicoEndless Rain em francês. No dia 31 de julho, Yoshiki e Sugizo também participaram do Otakon, uma das maiores convenções de anime e mangá dos Estados Unidos, onde também realizaram um pequeno show acústico.
O mês de agosto foi arrasador para o X Japan. No dia 8 de agosto a banda se apresentou no festivalLollapalooza, em Chicago, fazendo a sua grande estreia nos Estados Unidos. Nos dias 14 e 15 de agosto, o grupo realizou o que seriam os maiores shows de sua história, com 2 noites no Nissan Stadium, o maior estádio do Japão, com capacidade para 70.000 pessoas. Os shows reuniram mais de 100.000 pessoas contabilizando os 2 dias. O show teve como convidado especial o baixista Taiji, que voltou a se apresentar com a banda após 18 anos de sua saída. A banda ainda foi tema de matérias em inúmeros veículos jornalísticos, como o ABC NewsL.A. Times,Chicago-Sun Times e Phoenix New Times, em reportagens que comparam a invasão japonesa do X Japan à invasão britânica nos Beatles nos anos 60, afirmam que a banda é tão grande como uma mistura de BeatlesRolling Stones e Bruce Springsteen, além de comparar a importância de Yoshiki como um Bono Vox japonês.

Formação:

Yoshiki
Nome Verdadeiro: Hayashi Yoshiki (林 佳樹)
Nome Artístico: Yoshiki
Posição: Baterista e Pianista
Data de Nascimento: 20 de Novembro de 1965
Lugar de Nascimento: Chiba, Japão
Signo: Escorpião
Tipo Sangüíneo: B
Altura: 1,70m
Peso: 56kg
Formações: ???
Habilidades Musicais: Bateria, Piano, Compositor, Guitarra, Baixo, Teclado e Violino.
Bandas: Noise, X, X Japan, V2, Globe, Violet UK e S.K.I.N..

Pata
Nome Verdadeiro: Tomoaki Ishizuka
Nome Artístico: Pata
Posição: Guitarrista
Data de Nascimento: 04 de Novembro de 1965
Lugar de Nascimento: Tateyama - Chiba, Japão
Signo: Sagitário
Tipo Sanguíneo: B
Altura: ??
Peso: ??
Formações: ??
Habilidades Musicais: Guitarra
Bandas: Black Rose (1982-1983), Judy (1983-1985), X JAPAN (1987 – Atualmente), Carreira solo (1993-1995), hide (1994-1998; membro suporte), P.A.F. (1998-1999), Dope HEADz
(2000-
2003)

Toshi
s
Nome Verdadeiro: Toshimitsu Deyama
Nome Artístico: Toshi
Posição: Vocalista
Data de Nascimento: 10 de Outubro de 1965
Lugar de Nascimento: Tateyama, Chiba
Signo: Libra
Tipo Sanguíneo: A
Altura: ???
Peso: ???
Formações: ???
Habilidades Musicais: Guitarra, clarinete, trompete, bateria, baixo, vocal e compositor
Bandas: Dynamite, X Japan e Solo.

Heath
Nome verdadeiro: Morie Hiroshi (森江 博)
Nome artístico: Heath
Posição: Baixista
Data de Nascimento: 22 de Janeiro de 1968
Lugar de Nascimento: Hyogo, Amagasaki
Signo: Aquário
Tipo Sanguíneo: B
Altura: ???
Peso: ???
Formações: ???
Habilidades Musicais: Contra Baixo, Teclado, Piano e Vocal.
Banda: Paranóia (1986-1988), Chaos Mode (1988), Beet Sweet (1988-1989), Sweet Death (1990), Majestic Isabelle (1991), Media Youth (1992), X Japan (1992-1997)
, Dope HEADz (2000-2003), RATS (2003-2004), Lynx (2004-Atualmente), X Japan (2007)
Sugizo
Nome verdadeiro: Yasuhiro Sugihara
Nome artístico: SUGIZO
Posição: Guitarrista
Data de Nascimento: 8 de Julho de 1969
Lugar de Nascimento: Kanagawa
Signo: Câncer
Tipo Sanguíneo: O
Altura: 1,75 cm
Peso: 55 Kg
Formações: ???
Habilidades Musicais: vocal, guitarra, violino, baixo, Trompete, Sitar, Fonógrafo
Banda: Luna Sea, The FLARE, Sugizo & the Spank Your
Juice

Ex-Membros:

Hide
Nome: Hideto Matsumoto
  Instrumento: Guitarra
  Data de nascimento: 13 de dezembro de 1964
  Data de falecimento: 02 de maio de 1998
  Cidade Natal:  Kanagawa
  Signo: Sagitário
  Tipo Sanguíneo: AB
  Altura: 1,69m
  Peso: 50kg
  Formações: Moda e Cosmetologia (esteticista)
  Habilidades Musicais: Guitarra, clarinete, trompete,
  bateria, baixo, vocal e compositor
  Outros projetos: SABER TIGER, Carreira Solo, hide with
  Spread Beaver, zilch

Taiji

Nome: Taiji Sawada
  Instrumento: Baixo
  Data de nascimento: 12 de julho de 1966
  Cidade Natal:  Ichikawa, Chiba
  Signo: Câncer
  Tipo Sanguíneo: A
  Altura: 1,73
  Peso: 55 Kg
  Habilidades Musicais: Baixo e Vocal.
  Outros projetos: TRASH, DEMENTIA, PLOWER,
  FATIMA, DEAD WIRE, LOUDNESS, D.T.R., Kings,
  Cloud Nine, Otokaze


E em 2011,para a felicidade de nós brasileiros: *-*

Após divulgar algumas apresentações na Europa, Yoshiki, o baterista e líder do X JAPAN anunciou através do seu perfil no Twitter (http://twitter.com/YoshikiOfficial) a vinda da banda ao Brasil para uma apresentação no dia 11 de setembro em São Paulo.
Confira abaixo todas as datas já anunciadas da turnê mundial do X Japan:





28 de junho - Londres, Reino Unido - O2 Shepherd's Bush Empire
01 de julho - França - Zenith
02 de julho - Holanda - Tivoli
04 de julho - Berlim, Alemanha - Columbiahalle
13 de agosto - Osaka, Japão
14 de agosto - Tóquio, Japão
09 de setembro - Santiago, Chile - Teatro Caupolican
11 de setembro - São Paulo, Brasil - HSBC Brasil
14 de setembro - Buenos Aires, Argentina - El Teatro
16 de setembro - Lima, Peru - Scencia
18 de setembro - Cidade do México, Mexico - Circo Volador


Curiosidades:



- Muitas bandas famosas em seus países já gravaram covers do X Japan, entre as quais podemos citar as bandasAnorexia Nervosa, da França,  que gravou a música I’ll Kill YouLORD, da Austrália, que gravou a música Silent JealousyDragonland, da Suécia, que gravou a música Rusty NailThe TRAX, da Coréia do Sul, que gravou a música Tears, e Shaman, do Brasil, que gravou a música Kurenai. Além disso, há casos de bandas que apesar de nunca terem gravado covers do X Japan, já tocaram alguma música do grupo ao vivo, como é o caso do Sonata Artica, com a música Silent Jealousy, e do Guns and Roses, cujos guitarristas Robin Finck Richard Fortus já tocaram trechos de Endless Rain em dueto realizado durante show da banda no Japão em 2007.


- A gravadora Extasy Records, cujo dono e fundador é Yoshiki, foi a responsável por descobrir grandes nomes do rock japonês, como Glay, Luna SeaTokyo YankeesLadies Room e Zi:Kill. A gravadora existe até hoje no Japão, e chegou a ter sede também nos Estados Unidos, produzindo algumas bandas por lá. Recentemente, a gravadora foi a responsável pela trilha sonora do filme hollywoodiano Catacombs, lançado em 2007.


hide no Heya, o famoso solo de guitarra no hide, surgiu porque Yoshiki necessitava de um tempo para descansar após seu longo solo de bateria.


- Em 2000, foi inaugurado em Yokosuka o hide Museum, em homenagem ao lendário guitarrista do X Japan. Lá ficavam expostos diversos objetos do hide, como roupas, brinquedos, guitarras, fotos, desenhos e pôsteres. O museu durou até 2006, quando foi fechado. Apesar da morte de hide, constantemente são lançados novos materiais do músico, como coletâneas, e constantemente são realizados eventos em sua homenagem. Em Yokosuka, cidade natal do guitarrista, existem algumas fotos suas como uma espécie de propaganda da cidade.


- O X Japan é considerado como a banda fundadora do Visual Kei, termo criado por hide durante uma entrevista.


Yoshiki é tão famoso no Japão que possui sua própria edição do cartão VISA, uma equipe de corrida, uma linha de jóias, é a primeira pessoa a ter uma versão da boneca Hello Kitty com seu nome e já compôs um concerto para o imperador.


- Até sua separação em 1997, o X Japan já se apresentou no Tokyo Dome com todos os ingressos esgotados por18 vezes.


- O festival J-Rock Revolution, realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2007 nos Estados Unidos, foi produzido porYoshiki. No festival se apresentaram as bandas alice nine.VidollDuelJewelKagrra,Miyavi,DéspairsRayMerrygirugamesh e MUCC.


Clipe =3




Nenhum comentário:

Postar um comentário