Marcadores

Contagem

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

12012

 


O 12012 (pronunciado 'ichi ni zero ichi ni') é uma banda de rock visual vinda da região de Kansai. O nome da banda vem do código penal californiano, que significa "posse de uma arma perigosa". Com cinco membros, as letras da banda sempre são escritas por Miyawaki Wataru, que usa as canções para criar uma história. Seu estilo tente a ser pesado, com toques dark e agressivos.

Biografia


O 12012 teve início no dia 1º de maio de 2003, pela UnderCode, selo de Kisaki(ex-Phantasmagoria), que abriga bandas como Vidoll. Formado por Miyawaki Wataru (vocal),Sakai Hiroaki, Suga Yuusuke (guitarras), Enya Tomoyuki (baixo) e Kawauchi Tohru (bateria), o12012 participou de um evento organizado pelo selo em 31 de maio, que acabou por lotar o Osaka Club Vijon.

O primeiro maxi-single da banda, intitulado depression sign, foi lançado em 28 de julho, ainda no mesmo ano, com prensagem de 1000 cópias. Eles participaram de vários eventos e algumas de suas músicas e apresentações foram incluídas em compilações produzidas pela UnderCode, a responsável também pelos eventos.

Seu segundo maxi-single, Shudder, foi lançado em 31 de março de 2004, já com a prensagem triplicando, com 3 mil cópias. O maxi foi seguido pelo mini-álbum Increasingly, em 28 de abril e, na mesma data, incluíram duas músicas, Shudder e Incident no High Style Paradox III, compilação da UnderCode restrita à Europa. No mês seguinte, o vídeo de venom foi distribuído gratuitamente em um dos shows da banda e o maxi-single Suisou no naka no Kanojo foi lançado. Em meio a mais participações em coleções e compilações, entre CDs e DVDs, o 12012 lançou, em 30 de julho, o maxi-single Ray. Em outubro, novembro e dezembro houveram três lançamentos: os mini-álbuns Bell Salem,Knight maré e Shin~deep~ foram lançados nos dias 6, 3 e 1º dos respectivos meses, todos com direito a cinco faixas e embalagem em digi-pak.

Na virada de 2004 para 2005, dois CDs contendo versões ao vivo de três músicas foram distribuídosem shows. Em fevereiro a banda fez seu primeiro one-man no ESAKA MUSE, mais tarde lançado no DVD ~Crom~. Os maxi-singles swallow e SICK foram lançados em 16 de março de 2005. Em junho foram relançados dois primeiros singles e o primeiro mini-álbum do 12012. Um CD com a faixaShower foi distribuído em alguns shows e, no final de julho, o primeiro DVD de clipes, CREATED MOVIE 1~Kakuu toshi taihai byousha~ chegou às prateleiras. Em 28 de setembro foi a vez do segundo DVD ao vivo do 12012, chamado macrograph, ser liberado.

O 12012 parecia apenas ganhar mais força ao entrar em 2006. Continuando suas participações em diversos eventos, eles lançaram três photobooks antes da metade do ano, além de dois álbuns. O primeiro foi PLAY DOLLs, lançado em duas versões. A banda também lançou um best of intituladonot obtain +1. A partir de maio a banda saiu em turnê para comemorar seus três anos juntos, e lançaram o single Heart.

Apesar dos lançamentos e turnês, a banda ainda não estava pronta para descansar, e Miyawaki eSakai fizeram uma visita aos fãs internacionais aparecendo no Anime Expo 2006, na Califórnia. Isso era apenas uma prévia do que viria depois, e logo toda a banda foi para a Alemanha e a França no outono para se apresentar para seus fãs internacionais antes de voltar para a América para um show na Oni-con, no Texas. Em meio a tudo isso, eles também lançaram três singles consecutivos: PISTOL em setembro,wana eu outubro e Over... em novembro. A banda fez outra turnê no Japão em seguida, entre novembro e dezembro.

Uma mudança estava no ar para o 12012 no início de 2007. Após sua graduação na independente UnderCode Productions, eles assinaram um contrato com a gravadora Back Coat em fevereiro. Apesardessa troca, seu ritmo de trabalho não pareceu mudar nem um pouco, e a banda passou o verão em turnê, lançou dois singles e se apresentou nos Estados Unidos mais uma vez. Apesar de terem sofrido com alguns problemas legais nos meses seguintes, eles seguiram juntos e anunciaram o lançamento de dois novos singles e um novo álbum no dia 12/12, brincando com seu nome.

O 12012 seguiu em turnê durante o final de 2007, até 2008, participando da Stupid Tour 2008 dogirugamesh e de eventos da Speed Disk e Zeal Link. A primavera trouxe o lançamento de mais um single, apenas um mês antes do one-man em comemoração ao quinto aniversário da banda, em maio no Akasaka BLITZ. O 12012 encerrou 2008 com mais turnês e o lançamento de mais dois singles e um DVD.

2009 está provando trazer tanto trabalho quanto os anos anteriores. A banda anunciou vários lançamentos, inclusive um álbum em março, e irá começar uma nova turnê, HEAD’S UP!!, na primavera.



Em 2010 ainda irão lançar um novo DVD ao vivo, intitulado Muhou chitai, no dia 31 de março. Muhou chitai foi um show gratuito realizado no Shibuya C.C. Lemon hall em 12 de dezembro, data tradicional do 12012, como forma de finalizar as atividades de comemoração de cinco anos da banda.

O DVD terá cenas do show supracitado, como também um documentário com cenas de backstage em um disco separado. Também no pacote estarão um encarte especial com fotos ao vivo, adesivos e um cartão postal selecionado entre cinco tipos diferentes.O 12012, além do DVD, lançará seu mais novo single, TATTOO, no dia 24 de fevereiro







INTEGRANTES:




Vocal: Miyawaki Wataru

Guitarra: Sakai Hiroaki

Guitarra: Suga Yuusuke

Baixo: Enya Tomoyuki (ex.Tomo)

Bateria: Kawauchi Tohru

Clipe:


Um comentário:

  1. Uma coisa muito engraçada é que nos pimeiros albuns o estilo do 12012 variava do rock alternativo, hard rock, pop rock e uma forma mais calma de metal alternativo. Já nos dois últimos albuns seus estilos predominantes eram metalcore, melodic death metal e uma forma mais dark de metal progressivo e nu metal. Ou seja, nos últimos 3 anos 12012 teve uma mudança drástica de estilo, uma pouco similiar ao estilo do Dir En Grey e do the GazettE. Porém no caso do the GazettE, eles ainda alternam entre músicas melódicas, pesadas e "pop", já o Dir En Grey seu estilo foi se transformando aos poucos durante os anos diferente do 12012 que teve uma tranformação mais repentina.

    ResponderExcluir